A teoria de Ned Hermann classifica os estilos de pensamento em relação ao lado do cérebro dominante. Pessoas com predominância no lado esquerdo são descritas como analíticas lógicas e sequenciais, enquanto as com predominância no lado direito são mais intuitivas e emocionais.
Em geral, existe uma ou duas predominâncias de estilo, entretanto todas elas são observadas nas pessoas em maior ou menor escala. A faixa típica de dominância em cada quadrante varia entre 7 e 13 pontos.
Nenhuma Dominância Cerebral deve ser considerada boa ou má por si só, nem uma mais valorizada do que a outra. Elas são, simplesmente, tipos de percepções e comportamentos mentais de pessoas. Não existe o melhor estilo, todos são importantes e combinados potencializam o desempenho de uma equipe.
Gosta de trabalhar sozinho, realizar, aplicar fórmulas, analisar dados, lidar com aspectos financeiros, montar as coisas, fazer algo funcionar, resolver problemas difíceis, atingir as cifras, ser desafiado, fazer análise e diagnóstico, explicar, esclarecer questões, fazer análise de viabilidade e, resolver questões lógicas.
Gosta de cumprir o cronograma, construir coisas, estar no controle, de ambiente organizado, preservar o status quo, fazer tarefas burocráticas, colocar ordem nas coisas, planejar, estabilizar, de manutenção, atenção a detalhes, tarefas estruturadas, dar apoio, administrar e, de segurança.
Gosta de conseguir que os outros trabalhem bem juntos, resolver questões de clientes, expressar idéias, desenvolver relacionamentos, ensinar/ministrar treinamento, ouvir e falar, trabalhar com pessoas, fazer parte de uma equipe, convencer as pessoas, perceber o ambiente, ajudar os outros, gosta de trabalhar em sociedade e, atuar como mentor e conselheiro.
Gosta de arriscar-se, inventar soluções, desenvolver uma visão, ler variedades, fazer projetos, causar mudanças, fazer experiências, vender idéias, desenvolver novidades, ver o quadro geral, ter muito espaço, integrar idéias, lidar com o futuro, enxerga o fim desde o começo e, é visual.